PS/Açores agenda debate de urgência sobre a situação do grupo SATA

PS Açores - Há 2 horas

O Grupo Parlamentar do Partido Socialista Açores agendou hoje um debate de urgência sobre a situação do grupo SATA para o próximo plenário do Parlamento, que decorre já na próxima semana, anunciou esta manhã o Presidente do Grupo Parlamentar do PS/Açores.

Segundo Berto Messias, “há muito que vimos alertando para a forma como o processo de privatização da Azores Airlines está a ser mal conduzido, bem como para a instabilidade permanente que se tem vivido na empresa, com impactos negativos em todo o grupo”.

“Este processo é uma autêntica novela com falta de transparência, com cancelamentos, suspensões, adiamentos e até ações de duvidosa legalidade, bem como falta de respeito por uma parte significativa dos trabalhadores e uma ausência total de liderança e firmeza por parte do Governo Regional, que culmina com a recente demissão do Presidente do Conselho de Administração”, refere Berto Messias.

O líder parlamentar relembrou ainda que “na passada semana, através do meu colega Vice-Presidente do Grupo Parlamentar do PS/Açores, Carlos Silva, voltámos a evidenciar os problemas que têm vindo a acontecer, que tiveram mais um episódio negro com o anúncio do não pagamento integral dos subsídios de Natal aos trabalhadores e ficámos novamente sem resposta sobre o eventual perdão da divida ao potencial comprador da empresa”.

“Já basta de desculpas, de culpar o passado, de arranjar subterfúgios para disfarçar uma total incompetência na gestão deste dossier e uma total incapacidade de projetar o futuro do grupo SATA”, refere Berto Messias.

“É por isso que se impõe este debate de urgência, para que o Presidente do Governo esclareça o Parlamento e os Açorianos de todo este processo, mal conduzido e mal explicado”, conclui Berto Messias.  

 

Angra do Heroísmo, 02 de dezembro de 2025